A idéia de que o idoso tenha uma vida restrita cheia de privações e sofrimentos é um mito, pois o idoso pode estar de bem e ter saúde até o final da vida, só depende de como cuidam de si mesmos e de como são tratados pelas pessoas que convivem. Podemos ficar doentes em qualquer idade, a diferença para o idoso, é que ele tem algumas limitações físicas naturais, porem não impedem o idoso de ser saudável e feliz.
O idoso passa por varias mudanças, como a aposentadoria, perda de amigos e familiares, limitações físicas, o que podem em alguns casos não serem aceitas pelo idoso, levando ele a pensar na sua própria morte, sentir falta do trabalho, incluindo o próprio afastamento da sociedade. Fator que pode levar o idoso a um quadro de depressão. Outro fator é a exclusão da sociedade e da família, ou seja, a família em alguns casos afasta o idoso de suas atividades às vezes na intenção de cuidar, o que é uma falta de habilidade para administrar a situação e também há os casos da família e do próprio idoso de pensar na velhice como uma perda de valor. A depressão é uma doença que necessita de tratamento com acompanhamento do psicólogo e com o medico.
É importante que idoso saiba aceitar o envelhecimento com naturalidade, e aceitar as mudanças físicas, pois isso faz parte das etapas da vida. E a família deve entender e estimular o idoso a manter suas atividades e sua autonomia, além de aproveitar a oportunidade de aprender com a experiencia do idoso, assim como o idoso pode aprender com os mais jovens.
A falta de atenção com o idoso, devido a obrigações de trabalho e estudos para os familiares, pode levar o idoso a perda de autoestima, pensado que vive em segundo plano, por isso o idoso deve participar de atividades em grupo, para compensar essa falta de atenção. Alem de praticar atividades que requerem atenção e concetração, como a leitura, é importante também que o idoso mantenha contato com as pessoas que gosta, pois precisa conversar e ser ouvido. É interesante que o idoso mantenha contato com pessoas de sua idade, e possa contar historias do passado, expor sua opinião, seus sentimento e desejos, bem como manter uma alimentação saudavel.
O idoso pode e deve ter uma vida saudável e conseguir se adaptar as mudanças no decorrer do envelhecimento, ao passo que isso proporcione a ele momentos felizes e que ele consiga aprender e amar, sendo assim, em qualquer idade.
Júlia Santos Fortes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!