terça-feira, 10 de junho de 2014

Antígenos e Anticorpo do Sistema ABO

Anticorpos 

Anticorpos são proteínas, da classe das imunoglobulinas, produzidas pelas células B do sistema imune do organismo para combater antígenos. 
  • Anticorpos naturais: anticorpos formados contra antígenos não presentes no organismo e sem necessidade de contato prévio. Ex: sistema ABO. 
  • Anticorpos irregulares: anticorpos formados a partir da exposição a um antígeno. Ocorrência não esperada. Ex: aloimunização pelo sistema Rh. 
  • Anticorpos completos: promovem aglutinação de hemácias em meio salino. São classificados como IgM e reagem bem em temperaturas baixas – 4 a 18°C. 
  • Anticorpos incompletos: reagem com antígeno, mas não promovem aglutinação de hemácias. São classificados como IgG e reagem bem a temperatura corporal. 
Antígenos eritrocitários 

Os antígenos eritrocitários são apresentados na superfície das hemácias humanas e são constituídos de açúcares ou proteínas. Geneticamente são reconhecidos por volta de 285 antígenos que estão classificados em 29 sistemas de grupos sanguíneos. 

  • A formação dos antígenos por carboidratos são classificadas em tipos: ABO, Hr, Secretor, Lewis e P. 
  • E a formação dos antígenos por proteínas são classificadas em tipos: Rh, Gerbich, MNSs, Diego, Kidd, Cromer, Duffy, Colton, Kell, Lutheran, LWMNSs, Lutheran, Gerbich LW, Indian Xg, Knops entre outros. 
Antígenos do sistema ABO 

Os antígenos do sistema ABO foram descobertos em 1900 por Landsteiner e estão presentes na membrana de diversos tecidos, e podem ser encontrados na forma solúvel na saliva, leite, lágrima, urina, líquido amniótico. 
Os genes ABO localizados no cromossomo 9, em que os dois alelos herdados são expressos igualmente e as mutações nas sequencias de nucleotídeos no DNA geram polimorfismo do sistema ABO. Assim temos os subgrupos de A (A1, A2, A3, Ax, Aend, Am) e B (B3, Bx,Bm). 

Anticorpos ABO 

Os anticorpos se formam naturalmente contra antígenos que não estão presentes nas hemácias e os estímulos são passivos a partir do nascimento. Os anticorpos anti-A e anti-B dos indivíduos B e A, respectivamente, são em sua maioria de classe IgM e pequena quantidade de IgG. Já os anticorpos anti-A e anti-B do grupo O são de classe IgG e podem estar presentes em altos títulos.


Fontes:
http://www.qieducacao.com/2011/08/relacao-antigeno-anticorpo.html
http://www.profbio.com.br/aulas/hemato2_06.pdf